Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 LICENCIATURA EM TEATRO


​Este ciclo de estudos, com perfil único no país, oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretendem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos, críticos e professores. À luz de uma abordagem interdisciplinar e intercultural, o curso oferece uma variedade de experiências performativas e académicas que preparam os estudantes para o mundo profissional e onde os estudantes trabalham com profissionais de espetáculo na preparação de exercícios performativos apresentados publicamente para a comunidade local e regional.​
O Curso mantém uma politica de colaboração, ao nível da docência, com personalidades proeminentes da cena artística nacional, entre as quais destacamos:

Professores Convidados:​
Joana Providência
João Pedro Vaz
Jorge Andrade
José Eduardo Silva​​
Maria do Céu Ribeiro
Maria Duarte
Nuno M. Cardoso
Rogério Nuno Costa
Vera Mantero
Victor Hugo Pontes

Local de funcionamento:
Campus de Couros
Morada:​
CAFPG - CAMPURBIS
Rua de Vila Flor nº 166
4810 453 Guimarães
T: 253 510880

2022/2023

Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Prática Teatral

Contactos


    Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@elach.uminho.pt
    URL: http://www.elach.uminho.pt

Descrição


Um dos problemas históricos da formação avançada na área dos estudos teatrais, em Portugal, tem sido a separação entre a formação prática, por um lado, e a formação académica, por outro. Este ciclo de estudos, com um perfil curricular único no país, visa responder a esta situação com uma abordagem assente na complementaridade e intersecção entre a vertente prática e a dimensão teórica, formando artistas que refletem sobre a sua prática à luz de tendências teatrais contemporâneas e munidos de conhecimentos práticos sobre a performance teatral no contexto atual. Os seis laboratórios semestrais do curso constituem o eixo nodal da sua estrutura curricular e constroem uma interface cultural que se pretende aberta à restante academia e à própria comunidade urbana e regional. As restantes unidades curriculares semestrais encontram-se articuladas numa lógica transversal, sincrónica e diacrónica, visando proporcionar ao estudante, em cada semestre, uma formação que faz convergir os conteúdos de teor mais literário e teórico, da história à dramaturgia, da estética à teoria da performance, e os conhecimentos de ordem mais aplicada, como sejam os estudos de interpretação, a cenografia ou o teatro para o desenvolvimento. A opção de integrar o estudo do teatro no âmbito das artes performativas decorre do reconhecimento de que a experiência teatral é para ser pensada, cada vez mais, como uma voluta interdisciplinar e intercultural que desafia as fronteiras entre o teatro, a dança, a arquitetura e a música, bem como as fronteiras nacionais.

Resultados de aprendizagem


Conhecimento e capacidade de compreensão
1. Desenvolver os conteúdos adquiridos ao longo dos ciclos de formação anteriores a esta licenciatura, manifestando autonomia e proficiência na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos.
2. Adquirir e aplicar uma sólida informação bibliográfica, com pleno domínio do vocabulário técnico inerente à teoria e prática teatrais. 

Aplicação de conhecimentos e compreensão
3. Adquirir capacidade técnica e maturidade artística para levar a cabo umas gama alragada de projetos criativos nas diversas modalidades afectas à prática teatral (dramaturgia, encenação, interpretação, cenografia).
4. Compreender e integrar a dinâmica social de um projecto de criação coletiva, seja na sua vertente interna, na organização do grupo de trabalho, seja na sua dimensão externa, atenta à realidade social envolvente e ciente das suas possibilidades de intervenção enquanto agente cultural. 

Realização de julgamento / tomada de decisões
5. Adquirir capacidade para articular e compor um discurso crítico sobre o espetáculo teatral. 

Comunicação
6. Manipular, com desenvoltura, os instrumentos biliográficos, argumentativos e conceptuais necessários para a transmissão de informação a um público diversificado, e, em particular, com vista à resolução de problemas envolvidos em projetos de criação coletiva, sendo capaz de identificar problemas e projetar soluções.

Competências de auto-aprendizagem
7. Adquirir a capacidade de desenvolver os conteúdos programáticos lecionados, as metodologias de criação e crítica, acumulando ferramentas conceptuais e artísticas que conduzam à criação teoricamente sustentada de projetos criativos na área do teatro e da performance.
8. Reconhecer, articular e ser capaz de integrar profissionalmente a diversidade de valências, técnicas, artísticas e teóricas, que compõem o fenómeno teatral.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado).

Saídas profissionais


A Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho começou a funcionar em 2012 e oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretenderem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos e críticos. Com este curso, poderão ainda escolher a via do ensino, direção de atores, assistentes de encenação, programadores ou produtores teatrais.

Acesso


25

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Pré-requisitos formais


Provas de ingresso 

12 História da Cultura e das Artes
ou
13 Inglês
ou
15 Literatura Portuguesa
ou
18 Português

Esta informação deve ser verificada em 
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9243&code=1000

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado condicionalmente
Data de publicação da decisão:
24-01-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 171/2011/AL01
Data de Registo:
28-07-2020
Validade:
30-07-2022