Ignorar Comandos do Friso
EN PT

CENTRO DE ESTUDOS HUMANÍSTICOS

O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) é uma unidade de investigação da Escola de Letras Artes e Ciências Humanas (ELACH) que integra investigação nas áreas de Literatura, Linguística, Cultura, Artes (Música e Teatro) e Filosofia.

Os membros do CEHUM realizam as suas atividades no âmbito de grupos de investigação mono- e multidisciplinar, com o objetivo central de desenvolver pesquisa fundamental e competitiva, com impacto nacional e internacional, nos diversos campos das Ciências Humanas. São importantes vetores da sua atuação multidisciplinar os estudos sobre migrações e marginalização, género e artes, estudos pós-coloniais e questões de identidade (humana, animal, máquina), os quais se articulam com as poéticas intermediais e as interartes. A abordagem multidisciplinar coexiste com a investigação monodisciplinar, com um foco central na linguística teórica e experimental, incluindo áreas da sintaxe, morfologia, fonética, do bilinguismo e da aquisição da linguagem, da análise do discurso e da prag​mática, bem como da lexicografia e da história da língua. O grupo de investigação dedicado à literatura portuguesa e lusófona constitui, também, uma linha continuadora da essência seminal do CEHUM.

Áreas emergentes do centro, com novo trabalho de impacto nacional e internacional nos últimos anos, são as humanidades digitais, os estudos asiáticos e os estudos performativos, que procedem a uma reflexão sobre a prática artística sustentada.
Além dos investigadores seniores, o CEHUM inclui um número significativo de investigadores juniores, que contribuem significativamente para a dinâmica do centro. O CEHUM conta ainda com a colaboração externa de um grande número de investigadores, membros de outros centros nacionais e internacionais.

O trabalho desenvolvido em torno de projetos nacionais e internacionais é complementado e disseminado através da organização regular de seminários, colóquios, conferências e escolas de verão. O CEHUM publica a revista científica Diacrítica (desde 2003, com três números por ano), e duas séries monográficas (as coleções Hespérides e Poliedro), bem como um grande número de atas (de que se destacam as do Colóquio de Outono) e antologias de textos teóricos em Português.
O CEHUM possui uma biblioteca especializada que inclui uma secção especial de livros raros. Tendo passado recentemente por um processo de reestruturação e ampliação, prossegue a sua atualização bibliográfica no campo de estudos das Humanidades.

Visite o site do CE​HUM

Centros de Investigação