A
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas tem sede no campus de Gualtar, desenvolvendo a sua atividade ainda no campus de Couros e no Edifício dos Congregados. O campus de Gualtar situa-se em Braga e acolhe as Escolas de Ciências, de Direito, de Psicologia, de Enfermagem, de Medicina, os Institutos de Ciências Sociais e de Educação, e, em parte, a Escola de Engenharia, concentrando vários complexos pedagógicos e desportivos, bem como como bibliotecas e serviços de ação social. A ELACH ocupa o Edifício 5 do campus, onde se encontram o gabinete da Presidente, os serviços administrativos e técnicos, os gabinetes dos docentes e investigadores, o BabeliUM e a Biblioteca Vítor Aguiar e Silva. O edifício conta, ainda, com um Auditório, várias salas de reunião e algumas salas de aula para cursos de Mestrado e Doutoramento.
O Edifício dos Congregados constitui um histórico conjunto arquitetónico com valor patrimonial, em estilo Barroco, construído no final do sec. XVII, pela Congregação dos Oratorianos, que serviu como Liceu de Braga, Biblioteca Pública de Braga, e escola do Magistério Primário de Braga. Atualmente integrado na Universidade do Minho, o Edifício acolhe a Licenciatura em Música, bem como outras estruturas científico-pedagógicas e de extensão à comunidade.
Situado no centro histórico de Guimarães, o Campus de Couros nasceu em 2001 com a reabilitação de um complexo industrial e integra num contexto urbano o Centro Avançado de Formação Pós-graduada, a Unidade Operacional da UNU em e-gov e o Instituto de Design. O espaço acolhe ainda transitoriamente a Licenciatura em Teatro cuja instalação definitiva terá lugar no Teatro Jordão.