Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 MESTRADO EM ESPANHOL LÍNGUA SEGUNDA / LÍNGUA ESTRANGEIRA

O Mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira (90 ECTS) oferece uma formação linguística, literária, cultural e didática em espanhol, encaminhada à prática profissional em ELE e à iniciação científica nesta área. É o primeiro Mestrado nesta área em Portugal lecionado em modalidade b-learning e que pretende ampliar as possibilidades formativas no âmbito da pós-graduação em espanhol, conciliando a prática profissional com as necessidades de formação.

Está, em consequência, dirigido a professores de espanhol, profissionais vinculados ao Espanhol para Fins Específicos (comercial, turístico ou da saúde) e estudantes que desejem orientar-se académica, científica ou profissionalmente na área do ELE.

O Mestrado está estruturado em três semestres: os dois primeiros integram os conteúdos troncais do Curso e conferem o Diploma de Especialização e o terceiro consiste na realização de um estágio profissional ou de um trabalho de projeto. A parte presencial do curso está concentrada em duas semanas no final do segundo semestre.

Fases de candidatura:

1.ª fase - 11 a 22 de abril de 2024 - estudantes internacionais e nacionais
2.ª fase - 04 a 15 de julho de 2024 - estudantes internacionais e nacionais

2ª Fase

Nacionais
Internacionais
15
​10

N.B. Em qualquer dos contingentes (internacional e nacional), as vagas que eventualmente não sejam preenchidas reverterão em favor do outro contingente.

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Linguística Espanhola

Contactos


    Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@elach.uminho.pt
    URL: http://www.elach.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira (MELSLE) oferece uma formação linguística e didática em espanhol, encaminhada à prática profissional em ELE e à iniciação científica nesta área. Está, em consequência, dirigido a professores de espanhol, profissionais vinculados ao Espanhol para Fins Específicos (comercial, turístico ou da saúde) e estudantes que desejem orientar-se académica, científica ou profissionalmente na área de ELE. Na dimensão investigativa, estimula-se a concretização de projetos a médio e longo prazo.
O plano de estudos integra dez unidades curriculares nos dois primeiros semestres, organizadas por módulos. A frequência dos dois primeiros semestres confere o Diploma de Especialização. A Unidade Curricular de opção “Estágio/Trabalho de Projeto” decorre durante o terceiro e último semestre, implicando a realização de um estágio profissional ou trabalho de projeto.
É o primeiro Mestrado nesta área em Portugal lecionado em modalidade b-learning e que pretende ampliar as possibilidades formativas no âmbito da pós-graduação em espanhol, conciliando a prática profissional com as necessidades de formação. Na prática, as horas de contacto concentram-se em duas semanas no final do segundo semestre.
A equipa docente é empenhada e altamente especializada em diversas direções, sempre a partir da lecionação e investigação no ensino de línguas estrangeiras. O Mestrado conta com docentes de vários departamentos da Universidade do Minho e, também, com docentes convidados de instituições nacionais e estrangeiras.
O MELSLE conta também com uma importante rede de instituições parceiras nas quais os estudantes do curso podem realizar estágio.
Informação específica acerca do calendário, da equipa e outras em: https://melsle.elach.uminho.pt/

Resultados de aprendizagem


O grau de mestre é conferido aos alunos que demonstrem: 
1. Possuir os conhecimentos teóricos e metodológicos existentes no âmbito do ensino de línguas, nomeadamente para o caso do ensino do espanhol como língua estrangeira. 
2. Avaliar criticamente a produção científica no âmbito do ensino de espanhol como língua estrangeira. 
3. Dominar ferramentas metodológicas e técnicas de investigação aplicáveis ao ensino de espanhol como língua estrangeira.
4. Conhecer os recursos e práticas em uso no âmbito da gestão académica de cursos de línguas.
5. Capacidade para elaborar um projeto de investigação na área de estudos em causa.
6. Capacidade para pôr em prática os conhecimentos teórico-metodológicos adquiridos.
7. Capacidade de resolução de problemas associados à planificação e programação no quadro do espanhol como língua estrangeira.
8. Capacidade de aprendizagem e de inovação na criação de materiais didáticos.
9. Saber adaptar-se ao ambiente laboral e desenvolver a capacidade para resolver problemas autonomamente em novos contextos.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado confere formação de base e capacidade técnico-científica para acesso
a um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas afins.

Saídas profissionais


O Mestrado, para além da dimensão académica ou investigadora, nortea-se pelo objetivo de promover a futura inclusão dos estudantes no âmbito laboral, tendo presente a necessidade de formação específica e de qualidade no âmbito do ensino de espanhol como língua estrangeira.
O objetivo geral do mestrado é formar investigadores e profissionais especializados em ensino de espanhol como língua estrangeira, oferecendo formação específica a docentes (ou futuros docentes) ou investigadores interessados em atualizar os seus conhecimentos, permitindo a atualização e a formação profissionais que trabalhem em instituições públicas ou privadas. Neste sentido, os alunos são encorajados a realizarem um estágio no último semestre numa instituição nacional ou internacional.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


As habilitações de acesso são as requeridas pelo DL – 107/2008:
a) Ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Ser titular de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho;
d) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho.
Requer-se também o domínio do nível B1 de Espanhol (QCERL), no momento de iniciar o Curso.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.elach.uminho.pt/pt/estudar/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.elach.uminho.pt/pt/estudar/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
04-11-2021
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 13/2013/AL02
Data de Registo:
09-03-2022
Validade:
31-07-2027