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Criação de Conteúdos em Ambientes Digitais

I - Contextualização da Proposta

1.   Razões para a criação do Curso;

Os objetivos definidos no presente Curso de Formação Especializada estão alinhados com a missão da Instituição, na medida em que se adequam às estratégias geo-institucionais da Universidade do Minho e ao novo enquadramento nacional em matéria de transformação digital consubstanciado no novo Plano de Ação para a Transição Digital. Este Curso assume uma dimensão estratégica face aos propósitos educativos da Universidade do Minho, uma vez que permite reforçar e sistematizar o diálogo quer com os agentes (instituições, associações, colectivos profissionais, escolas, entre outros) que pretendem adquirir formação académica na área da criação e gestão de conteúdos para animação, dinamização e divulgação de bens e serviços culturais e criativos, numa dimensão cultural, educativa/formativa e turística, quer com os agentes que trabalham concretamente nessa área, o que permitirá que se concretize a política de cooperação da universidade com empresas e outras entidades. Por conseguinte, esta formação especializada firma a responsabilidade social da Instituição no que respeita à oferta de uma formação de qualidade especificamente voltada para os adultos que pretendam adquirir as competências necessárias para o mundo e mercado de trabalho digitais.

2.   Enquadramento institucional do Curso

A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), criada há 40 anos, foi pioneira em Portugal na introdução da área disciplinar das Humanidades Digitais nas suas licenciaturas pré-Bolonha em 2004/2005, através da unidade curricular obrigatória Tecnologias de Comunicação em Humanidades do 4º ano dos Cursos de Licenciatura em Estudos Portugueses e Alemães/Ingleses/Franceses e Estudos Ingleses e Alemães/Franceses. Tendo reconhecido a relevância da interseção das Humanidades com as Tecnologias Digitais, a ELACH tem vindo a reforçar a presença da área das Humanidades Digitais quer nas Licenciaturas, quer nos Mestrados. Em 2018/2019, teve início a primeira edição do Mestrado em Humanidades Digitais, o primeiro Mestrado nessa área em Portugal. A criação do curso de Formação Especializada Criação de Conteúdos em Ambientes Digitais surge no âmbito da oferta educacional da ELACH e, em particular, da Aliança de Pós-graduação da Universidade do Minho, inscrevendo-se na Dimensão Transição Digital do Plano de Recuperação e Resiliência - Recuperar Portugal 2021-2026, com o imperativo societal de desenvolver as competências digitais que permitam a todos os cidadãos a referida transição. Este curso assentará, pois, na promoção da capacitação e inclusão digital ao nível do 2º ciclo em colaboração com empresas e instituições culturais de referência.

3.   Objetivos gerais do Curso

O Curso tem como objetivo capacitar os formandos com competências metodológicas e digitais para aumentar as suas oportunidades de (re)inserção no mercado de trabalho ou melhorar o seu desempenho num contexto de trabalho específico, educacional ou empresarial, através do desenvolvimento de novas aplicações e soluções digitais. O objetivo consiste em formar profissionais empreendedores e criativos aptos a responder às solicitações da sociedade atual, com especial incidência nas novas formas de comunicação em suporte digital, onde a produção de conteúdos digitais assume um papel relevante.
Em suma, espera-se que o Curso contribua para a transformação digital, orientada para a inovação e criatividade, a fim de melhorar os níveis de competitividade e empregabilidade nesta era caracterizada pela digitalização exponencial da sociedade e da economia.

4.   Destinatários

O Curso foi concebido para profissionais ou pessoas interessadas em trabalhar nas indústrias criativas (museus, escritórios de turismo, empresas de conteúdos criativos, agências de comunicação e publicidade, etc.), bem como no setor do património, na comunidade educativa (escolas e bibliotecas) e em áreas em que as competências digitais desempenham um papel significativo.

5.   Condições de acesso e de ingresso no Curso

 Critérios de Acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante e julgado adequado.

Critérios de Ingresso:

a. Em qualquer dos casos acima referidos, os candidatos serão selecionados pela Comissão de Curso, por aplicação sucessiva dos seguintes critérios: 

  • Classificação da licenciatura ou grau equivalente;
  • Curriculum académico, científico e técnico-profissional; 
  • Poderá ainda, quando o júri de seleção julgar apropriado, ser feita uma entrevista a cada um  dos candidatos, sendo neste caso ponderado o resultado da entrevista na ordenação dos  candidatos.

6.   Perfil de formação a facultar pelo Curso, incluindo resultados de aprendizagem

 No final do curso, os formandos serão capazes de aplicar:

  • métodos de preservação digital do património linguístico, literário, cultural;
  • técnicas de representação do conhecimento em bibliotecas digitais;
  • estratégias pedagógicas inovadoras de promoção da autonomia e criatividade nas instituições de ensino e no setor empresarial ao nível da criação de conteúdos digitais;
  • conhecimento reflexivo e criativo no domínio de novas experiências interativas e imersivas em ambientes virtuais.

 
7.   Local e regime de funcionamento (cf. artigo 132.º do RAUM)

O curso funcionará em regime b-learning, decorrendo as aulas presenciais na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, sendo que as aulas online terão lugar via plataformas disponíveis Colibri Zoom ou Blackboard. 

Este programa oferece uma unidade curricular, Criação de Conteúdos Digitais (30h, 5 ECTS), bem como um estágio obrigatório (280h, 10 ECTS) que será avaliado através de um e-portefólio.

8.   Disponibilidade de recursos humanos, técnicos e materiais

A gestão e coordenação científico-pedagógica do Curso será assegurada por docentes de carreira com ampla experiência na área ao nível da oferta educativa graduada e pós-graduada. Prevê-se adicionalmente a contratação de um docente para assegurar metade da carga horária da unidade curricular de Criação de Conteúdos Digitais e apoiar na orientação de projetos de estágio num total de 30h.

No domínio dos equipamentos, a ELACH dispõe de um laboratório multimédia que poderá constituir um núcleo inicial de suporte à implementação do Curso.

 

9.   Formação do(s) docentes para lecionação em e-learning [apenas para cursos em e-learning ou b-learning]

 Os docentes envolvidos no Curso já dispõem de formação em b-learning.

 

II - Caracterização geral do Curso

1.   Designação do Curso

Criação de Conteúdos em Ambientes Digitais

2.   Nível do Curso

Formação Especializada (2.º ciclo)

3.   Unidade Orgânica

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas

4.   Diretor do Curso (cf. Artigo 125.º do RAUM)

 Sílvia Lima Gonçalves Araújo (Professora Auxiliar, com exclusividade, Departamento de Estudos Românicos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho)

5.   Equipa docente do Curso

  • Idalete Maria da Silva Dias (Professora Auxiliar com exclusividade, Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos a Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho)
  • Luis Gonzaga Mendes Magalhães Professor Auxiliar com Agregação com exclusividade do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho)
  • Sílvia Lima Gonçalves Araújo (Professora Auxiliar com exclusividade, Departamento de Estudos Românicos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho)

6.   Área científica do Curso

Humanidades Digitais

7.   Número de créditos ECTS necessário à obtenção do Diploma

15 ECTS

8.    Designação do Diploma conferido pelo Curso

Diploma de Formação Especializada em Criação de Conteúdos em Ambientes Digitais

9.    Duração do Curso

16 semanas

10.   Língua de trabalho

Português

11.   Número de vagas proposto

25

12.   Horário de funcionamento (cf. artigo 132.º do RAUM)

Diurno

13.    Modalidade de funcionamento (cf. artigo 132.º do RAUM)

 b-learning

14.    Organização do Curso

Unidades Curriculares

15.    Concentração no tempo (cf. artigo 132.º do RAUM)

Regime intensivo

 

III – Estrutura e funcionamento do Curso

16. Para Cursos presenciais

Módulos / Unidades Curriculares (1) Docente(s) Área científica (sigla)

Duração

(2)

ECTS

(3)

Horas de trabalho Obs.
Total (3) Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
                             
                             
                             
                             
Total                        


(
1) Cursos com menos de 10 ECTS são organizados em módulos; Cursos com 10 a 13,5 ECTS podem ser organizados em módulos ou em duas UC;

(2) N.º de semanas / N.º de meses / Trimestre;

(3) Aplica-se a regra geral de n.º de créditos por UC.

 

17. Para Cursos em e-learning

Módulos / Unidades Curriculares (1) Docente(s) Área científica (sigla)

Duração

(2)

ECTS

(3)

Horas de trabalho Formação do docente para e-learning (8)

Total

(3)

Síncrono

(4)

Autónomo

(5)

Assíncrono

(6)

Prático

(7)

Outro
                       
                       
                       
                       
Total                  


(1
) Cursos com menos de 10 ECTS são organizados em módulos; Cursos com 10 a 13,5 ECTS podem ser organizados em módulos ou em duas UC;

(2) Nº de semanas / N.º de meses / Trimestre; (3) Aplica-se a regra geral de n.º de créditos por UC.

(4) Tipo Chat; (5) Tipo estudo, realização de tarefas; (6) Tipo Fórum; (7) Tipo recolha de dados, estágio

(8) Colocar Sim, se o docente já tiver formação, ou Não, se o docente não tiver formação (o que implicará que o docente deverá fazer essa formação).

 

18. Para Cursos em b-learning

A) Estrutura geral

Módulos / Unidades Curriculares (1) Docente Área científica (sigla)

Duração

(2)

ECTS

(3)

Horas de trabalho Formação do docente para e-learning (4)
Total (3) Presencial e-learning
Criação de Conteúdos Digitais|*

Idalete Maria da Silva Dias

 

Luis Gonzaga Mendes Magalhães

 

Sílvia Lima Gonçalves Araújo

 

Docente a contratar

 

 

 

 

 

HD; TSI

8 semanas 5 140 18 12

 

 

Sim

Estágio

Idalete Maria da Silva Dias

Luis Gonzaga Mendes Magalhães

Sílvia Lima Gonçalves Araújo

Docente a
contratar

 

 

 

 

 

HD; TSI

8 semanas 10 280 30  

 

 

 

 

 

 

Sim

                 
Total            


* Os estudantes terão pelo menos 3 sessões presenciais (uma sessão inicial, intermédia e uma sessão final).

(1) Cursos com menos de 10 ECTS são organizados em módulos; Cursos com 10 a 13,5 ECTS podem ser organizados em módulos ou em duas UC;

(2) N.º de semanas / N.º de meses / Trimestre;

(3) Aplica-se a regra geral de n.º de créditos por UC;

(4) Colocar Sim, se o docente já tiver formação, ou Não, se o docente não tiver formação (o que implicará que o docente deverá fazer essa formação).

 

B) Caraterísticas e regime de funcionamento dos módulos ou das UC

Módulos / Unidades Curriculares (1)

Total de Horas de trabalho

(1)

Componente presencial Componente em e-learning Obs.
Horas de trabalho (1) Horas de trabalho (1)
T TP PL TC S E OT Outra

Síncrono

(2)

Autónomo

(3)

Assíncrono

(4)

Prático

(5)

Outro
Criação de Conteúdos Digitais 140   18            

 

12

 

 

110

     
Estágio 280             30         250    

 
(1) – Conforme Estrutura Geral; (2) Tipo Chat; (3) Tipo estudo, realização de tarefas; (4) Tipo Fórum; (5) Tipo recolha de dados, estágio

19. Locais de Estágio ou de períodos de Formação Prática (caso se aplique)

O curso proposto vem beneficiar das parcerias que foram sendo estabelecidas no âmbito dos projetos educativos da ELACH. Estes projetos inscrevem-se no paradigma da transformação digital, que atualmente se exige nas mais diversas esferas da vida pessoal e profissional. Em termos societais, a proposta destaca-se pela colaboração com entidades empregadoras na realização de atividades de interesse comum, nomeadamente iniciativas de formação ao longo da vida, promovendo uma estreita  interação com a sociedade.

  • Instituições ligadas à ciência da informação, como bibliotecas, arquivos, museus, centros de documentação e informação, onde os formandos poderão dedicar-se à preservação digital de património documental, à criação de edições, coleções e arquivos digitais e à gestão de informação e documentação;
  • Organizações/Empresas associadas à gestão e análise de dados no contexto da emergência de novos ambientes digitais e novas plataformas online;
  • Empresas dedicadas ao desenvolvimento de soluções de comunicação digital e de aplicações para a Web;
  • Empresas dedicadas ao desenvolvimento de conteúdos de formação profissional em ambiente virtual.

O Curso pretende fortalecer relações de cooperação já existentes com as seguintes instituições:

Câmara Municipal de Braga, Museu Nogueira da Silva, Centro de Estudos Camilo Castelo Branco, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Porto Editora, Loja Verney, Colégio Leonardo da Vinci, Instituto Camões, Sioslife, Bloomidea, INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, entre outros. Estas entidades serão convidadas a participar no Curso, quer através de seminários e palestras, quer através da oferta de estágios.

 

IV - ANEXOS

4.1 - Ficha do Curso ou Fichas de UC

Designação do Curso ou da Unidade Curricular (UC)

Criação de Conteúdos Digitais

Docente responsável e horas (presenciais ou síncronas) que leciona

Sílvia Lima Gonçalves Araújo, TP 5

Outros docentes e respetivo nº e tipo(s) de horas (presenciais ou síncronas)

Luis Gonzaga Mendes Magalhães, TP 5

Idalete Maria da Silva Dias, TP 5

Docente a contratar, TP 15

Objetivo(s) / finalidade(s) do Curso ou da UC

Esta UC visa dotar os estudantes dos conhecimentos e competências digitais necessárias para conceber e partilhar conteúdos multimodais de forma criativa e colaborativa. Esta integração das TIC tem em vista o desenvolvimento de competências transversais importantes para a formação pessoal e profissional dos estudantes.

Resultados de aprendizagem (a alcançar pelos estudantes através do Curso ou da UC)

No final da Unidade Curricular, os alunos deverão:

  • aplicar as bases teóricas e metodológicas da descrição arquivística;
  • conceber, produzir e analisar criticamente conteúdos em ambientes virtuais;
  • publicar conteúdos em repositórios, plataformas ou redes sociais, etc.;
  • desenvolver competências transversais (aprender autonomamente, adaptar-se a novas situações, ter iniciativa e abertura para a inovação bem como ser capaz de trabalhar em equipa);
  • avaliar o processo de aprendizagem através de um e-portefólio reflexivo.                                  

Conteúdos programáticos

  • Arquivos Digitais e Gestão da Preservação Digital;
  • Acesso e uso de informação em formato digital (restrições de direitos de autor à utilização, reutilização e modificação de recursos digitais);
  • Desenho e criação de experiências interativas e imersivas em ambientes virtuais;
  • Edição e distribuição de conteúdos multimodais em diferentes formatos.

Metodologias de ensino e aprendizagem

Na unidade curricular desenvolve-se uma perspetiva construtivista de aprendizagem baseada na exploração de diferentes tecnologias destinadas à conceção e edição de conteúdos digitais. A avaliação é efetuada perante mini-tarefas semanais e um projeto final de criação de conteúdos. Os materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros recursos úteis serão disponibilizados na Plataforma e-learning da UM. Através de um espaço online de partilha e comunicação, os estudantes são levados a co-construir e gerir o seu processo de aprendizagem.

Metodologias de avaliação das aprendizagens

Avaliação contínua: a) participação dos alunos nas aulas e b) na elaboração de um e-portefólio ao longo de semestre, em dinâmica de grupo e com acompanhamento dos docentes.

Bibliografia principal

  • Blokdyk, G. (2022). Digital Content Creation A Complete Guide. 5STARCooks.
  • Dieck, C. T. M., Jung, T. H., & Loureiro, S. M. C. (2021). Augmented Reality and Virtual Reality: New Trends in Immersive Technology (Progress in IS) (1st ed. 2021 ed.). Springer.
  • Liu, K. (2020). Critical Reflection for Transformative Learning: Understanding e-Portfolios in Teacher Education (1st ed. 2020 ed.). Springer.
  • Rowsell, J. (2013). Working with Multimodality: Rethinking Literacy in a Digital Age (1st ed.). Routledge.
  • Sherman, W. R., & Craig, A. B. (2018). Understanding Virtual Reality: Interface, Application, and Design (The Morgan Kaufmann Series in Computer Graphics) (2nd ed.). Morgan Kaufmann.

Designação do Curso ou da Unidade Curricular (UC)

Estágio

Docente responsável e horas (presenciais ou síncronas) que leciona

Sílvia Lima Gonçalves Araújo

Outros docentes e respetivo nº e tipo(s) de horas (presenciais ou síncronas)

Todos os docentes acima referidos poderão intervir em conformidade com os projetos de estágio escolhidos pelos formandos.

Objetivo(s) / finalidade(s) do Curso ou da UC

O principal objetivo e enfoque desta UC é o desenvolvimento e aplicação, em contexto profissional, das aprendizagens, competências e conteúdos adquiridos ao longo da UC teórico-prática deste Curso.

Resultados de aprendizagem (a alcançar pelos estudantes através do Curso ou da UC)

No final do estágio, os estudantes serão capazes de:

  • aplicar criticamente os conhecimentos e competências adquiridos na componente teórico-prática do Curso ao contexto profissional em que realiza o estágio;
  • aplicar conceitos no âmbito da gestão de projetos subordinados à criação de conteúdos em ambientes digitais;
  • enquadrar a dimensão legal da conceção e implementação de projetos em ambientes virtuais;
  • desenvolver competências teóricas e metodológicas necessárias à redação de um relatório de estágio;
  • implementar técnicas de comunicação e disseminação de resultados desenvolvidas em contexto de estágio.

Conteúdos programáticos

  • Gestão de projetos: enquadramento, definição e produção;
  • Orientações e ferramentas/técnicas para a avaliação de projetos;
  • Direito de autor na sociedade da informação;
  • Procedimentos necessários à redação de trabalhos científicos recorrendo à técnica de mind mapping;
  • Técnicas de apresentação oral do trabalho em curso para discussão entre os pares.

Metodologias de ensino e aprendizagem

A UC consiste na realização de estágio, que poderá decorrer numa das seguintes formas:

  • estágio numa empresa onde já estejam contratados;
  • estágio proposto por uma das empresas protocoladas com o Curso;
  • desenvolvimento de um projeto proposto por uma das empresas com protocolo com o Curso ou pelos docentes da UC.

O estágio será realizado em regime b-learning, com horas de contacto síncronas e assíncronas, tanto com as empresas como com o docente da UC, em regime tutorial, para acompanhamento da preparação do relatório e apresentação final do trabalho realizado durante o estágio.

Metodologias de avaliação das aprendizagens

Os alunos serão avaliados através do feedback das empresas e apresentação do trabalho nelas desenvolvido ao docente ou, no caso de não haver estágio em empresas, através da apresentação ao docente do projeto desenvolvido, através de apresentação, discussão e defesa públicas de um e-portefólio reflexivo final.

Bibliografia principal

  • Attorney, S. R. (2020). Patent, Copyright & Trademark: An Intellectual Property Desk Reference (Sixteenth ed.). NOLO.
  • Kiser, P. M. (2015). The Human Services Internship: Getting the Most from Your Experience (4th ed.). Cengage Learning.
  • Rendle-Short, J. (2016). The Academic Presentation: Situated Talk in Action. Taylor & Francis.                                                          
  • Sonoda, J. (2021). Presentation Skills:How To Give An Academic Presentation: Academic Presentation Structure. Independently published.
  • Templeton, M. (2010). Public Speaking and Presentations Demystified (1st ed.). McGraw Hill.

4.2 - Ficha(s) Curricular(es) do(s) Docente(s)

Ficha Curricular de Docente

Dados Pessoais

Nome Idalete Maria da Silva Dias
Instituição de ensino superior Universidade do Minho
Unidade orgânica Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
Categoria Professora Auxiliar
Grau académico mais elevado Doutor
Área científica deste grau académico Ciências da Linguagem – Linguística Alemã
Ano em que foi obtido este grau académico 2010
Instituição que conferiu este grau académico Universidade do Minho
Regime de tempo na UMinho 100


Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação
2003 Mestre Magister Artium: Linguística de Corpus Bayerische Julius-Maximilians-Universität Würzburg (Alemanha) Muito Bom
2000 Pós-Graduação Linguistische Informations- und Textverarbeitung / Linguística Computacional Bayerische Julius- Maximilians-Universität Würzburg (Alemanha) Muito Bom
1998 Licenciada Ensino de Inglês e Alemão Universidade do Minho 17 valores


Experiência profissional relevante para o Curso (3 referências; últimos 5 anos)

Junho 2018 - Fevereiro 2020: Diretora do Mestrado em Humanidades Digitais | ELACH | Universidade do Minho
Desde Novembro 2017: Diretora do Mestrado Europeu em Lexicografia (EMLEX), atualmente Programa Erasmus Mundus
Desde 2017: Coordenadora da Comissão de Garantia da Qualidade do Erasmus Mundus Joint Master Degree – Mestrado Europeu em Lexicografia


Experiência de investigação relevante para o Curso (3 projetos/artigos; últimos 5 anos)

Co-PR do Projeto da FCT: "The Language of Cyberbullying: Forms and Mechanisms of Online Prejudice and Discrimination in Annotated Comparable Corpora of Portuguese and English", PTDC/LLT-LIN/29304/2017
Henriques, Pedro Rangel, Araújo, Cristiana, Ermida, Isabel & Dias, Idalete (2019). Scraping News Sites and Social Networks for Prejudice Term Analysis. In Hans Weghorn and Luís Rodrigues (eds.), Proceedings of the 16th International Conference on Applied Computing 2019. Cagliari, pp. 179-189. https://doi.org/10.33965/ac2019_201912L022

Wolfer, Sascha, Nied, Martina, Dias, Idalete, Müller-Spitzer, Carolin & Domínguez, María José (2018). Combining Quantitative and Qualitative Methods in a Study on Dictionary Use. In J. Čibej, V. Gorjanc, I. Kosem & S. Krek, Proceedings of the XVIII EURALEX International Congress – Lexicography in Global Contexts. Ljubljana: Ljubljana University Press, pp. 101-112.

[http://euralex.org/publications/combining-quantitative-and-qualitative-methods-in-a-study-on-dictionary-use/]


Módulos / Unidade(s) Curricular(es)

Módulos / Unidade(s) Curricular(es) Horas de contacto a lecionar
Componente presencial Componente em e-learning
Criação de Conteúdos Digitais 5 TP 2h



Ficha Curricular de Docente

Dados Pessoais

Nome Luis Gonzaga Mendes Magalhães
Instituição de ensino superior Universidade do Minho
Unidade orgânica Escola de Engenharia
Categoria Professor Auxiliar com Agregação
Grau académico mais elevado Doutoramento
Área científica deste grau académico Ciência de Computadores
Ano em que foi obtido este grau académico 2004
Instituição que conferiu este grau académico Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Regime de tempo na UMinho 100


Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação
2012 Agregação  Informática  Universidade de  Trás-os-Montes e  Alto Douro  Aprovado
1997 Mestre Informática Universidade do Minho Bom com Distinção
1992 Licenciado Engenharia de Sistemas e Informação Universidade do Minho Bom 14 valores


Experiência profissional relevante para o Curso (3 referências; últimos 5 anos)

Diretor do Mestrado em Tecnologias Interativas, 2019 - atual
Diretor do Mestrado de Tecnologia e Arte Digital, 2016.
Organização de vários eventos: Entertain 2018, general co-chair; International Conference on Graphics and Interaction 2017, general chair; Expressive 2016, general chair


Experiência de investigação relevante para o Curso (3 projetos/artigos; últimos 5 anos)

Co-PI do projeto "VSC - Visual Spaces of Change" (POCI-01-0145-FEDER-030605)
COMPETE – 24498 "CHIC – Cooperative Holistic view on Internet and Content"
"Moving Beyond Boundaries - Designing Narrative Learning in the Digital Era" (PTDC/CED-EDG/32580/2017)


Módulos / Unidade(s) Curricular(es)

Módulos / Unidade(s) Curricular(es) Horas de contacto a lecionar
Componente presencial Componente em e-learning
Criação de Conteúdos Digitais 5 TP 2h



Ficha Curricular de Docente

Dados Pessoais 

Nome Sílvia Lima Gonçalves Araújo
Instituição de ensino superior Universidade do Minho
Unidade orgânica Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
Categoria Professora Auxiliar
Grau académico mais elevado Doutor
Área científica deste grau académico Ciências da Linguagem – Linguística Românica
Ano em que foi obtido este grau académico 2008
Instituição que conferiu este grau académico Universidade do Minho e Universidade Denis Diderot – Paris 7
Regime de tempo na UMinho 100


Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação
1998 Mestre Língua e Literatura Francesas Universidade do Minho Muito Bom por unanimidade
1994 Licenciada Ensino de Português-Francês Universidade do Minho 17 valores


Experiência profissional relevante para o Curso (3 referências; últimos 5 anos)

Desde Fevereiro 2020: Diretora do Mestrado em Humanidades Digitais da Universidade do Minho
Desde 2017: Coordenadora do Grupo de Investigação em Humanidades Digitais do CEHUM.
Diretora da Revista H2D | Humanidades Digitais


Experiência de investigação relevante para o Curso (3 projetos/artigos; últimos 5 anos)

2019-2022: investigadora responsável pelo Projeto PTDC/LLT-LIG/31113/2017 (Multilingual portal for specialized languages: mining open data for cross-language information retrieval), FCT. 

2021-2023: Digital pedagogy to develop Autonomy, mediate and certify Lifewide and Lifelong Language Learning for (European) Universities (DIAL4U) [Erasmus project focused on digital teaching and learning practices for foreign languages]

University of Lille (Org.), Stiftung Europa-Universitat Viadrina Frankfurt (oder); Malmo Universitet; Mykolo Romerio Universitetas; Universitatea Babes Bolyai; Uniwersytet Wroclawski; Universitat Jaume I de Castellon; Universidade do Minho.

Proponente e coordenadora do techLING | International Conference, Languages, Linguistics and Technology.

 
Módulos / Unidade(s) Curricular(es)

Módulos / Unidade(s) Curricular(es) Horas de contacto a lecionar
Componente presencial Componente em e-learning
Criação de Conteúdos Digitais 5 TP 2h

 
4.3 - Deliberações dos órgãos da(s) UO (ex.: Conselho de Departamento, Conselho Científico, Conselho Pedagógico) com competência legal e estatutária para propor o Curso

4.4 - Protocolos (se aplicável)