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EN PT

 Cultura e Comunicação Empresarial entre Portugal e a Ásia

I - Contextualização da Proposta

1.   Razões para a criação do Curso;

A criação do curso breve creditado Cultura e Comunicação Empresarial entre Portugal e a Ásia surge no âmbito da Aliança de Pós-graduação da Universidade do Minho.

 

2.   Enquadramento institucional do Curso;

O Curso enquadra-se na oferta educativa da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), mais concretamente num Módulo dedicado à comunicação empresarial entre Portugal e a China do Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial.

 

3.   Objetivos gerais do Curso;

O Curso tem como principal objetivo dotar os estudantes de mecanismos comunicacionais e críticos para fazer face ao impacto das diferenças culturais no processo de comunicação em contexto empresarial. Para tal, para além da UC que dá nome ao Curso, os estudantes terão a oportunidade de estagiar, através de uma das formas descritas no Programa da UC "Estágio", em empresas que colaboram com o Mestrado acima referido, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos na UC teórico-prática.

 

4.   Destinatários;

O seu principal público-alvo é constituído por estudantes trabalhadores, recém-licenciados ou à procura de emprego, interessados em desenvolver e/ou aprofundar a sua comunicação cultural e empresarial com países Asiáticos, com especial foco na China e no Japão.

 

5.   Condições de acesso e de ingresso no Curso;

Possuir Licenciatura ou Curriculum apreciado como pertinente à realização do Curso por parte da Direção do Curso.

 

6.   Perfil de formação a facultar pelo Curso, incluindo resultados de aprendizagem;

O curso pretende dotar os estudantes de apurada sensibilidade para a comunicação cultural e empresarial com países Asiáticos, com especial foco na China e no Japão. No final do Curso, os estudantes serão capazes de:

  • Ajuizar criticamente as diferenças culturais na comunicação em contexto empresarial e organizacional;
  • Identificar diferenças ao nível das dimensões de cultura nas sociedades em estudo;
  • Demonstrar que, mesmo com uma aparente convergência de gostos e atitudes, as diferenças culturais têm um impacto significativo nos negócios internacionais;
  • Identificar a forma como a cultura de um país influencia, ou não, a cultura das organizações e a sua competitividade internacional;
  • Relacionar as diferenças culturais com a prática de gestão de empresas e outras organizações (da estrutura e estratégia à ética e responsabilidade social);
  • Ser mais eficaz nos processos de comunicação num contexto empresarial e organizacional nas culturas em estudo.

7.   Local e regime de funcionamento (cf. artigo 132.º do RAUM);

O Curso funciona em regime b-learning, tendo as aulas presenciais lugar na Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, e as aulas online via plataformas Colibri Zoom ou Blackboard.

 

8.   Disponibilidade de recursos humanos, técnicos e materiais;

Em termos de recursos humanos e materiais, este curso de especialização será lecionado pelo docente Pedro Vieira, leitor convidado do Departamento de Estudos Asiáticos da ELACH, e contará com a colaboração da empresa Market Acess, parceiro institucional da Aliança de Pós-gradução da UMinho, bem como de toda a estrutura de apoio ao ensino presencial e online da UMinho. O docente em questão é doutorando em Ciências da Comunicação, detentor de MBA, especialista nas áreas de Cultura e Comunicação Empresarial entre a China e Portugal e possui vários cursos de formação online.

 

9.   Formação do(s) docentes para lecionação em e-learning [apenas para cursos em e-learning ou b-learning]

O docente frequentou os seguintes cursos de formação online:

  • Designing a Curriculum for Online and Hybrid Classes, Yael Grushka-Cockayne, Harvard Business School;
  • Designing Better Courses: Blending the Best of Pre- and Post-Pandemic Pedagogy, Robert Austin, Ivey Business School;
  • The Challenges and Opportunities of Teaching and Learning Online, Jitamitra Desai, Indian Institute of Management at Bangalore (IIM-B);
  • Making Online Classrooms Work for You (and Your Students), Ayelet Israeli, Harvard Business School;
  • Mentoria de preparação para online ministrado pelas equipas da Porto Business School.

II - Caracterização geral do Curso

1.  Designação do Curso

Cultura e Comunicação Empresarial entre Portugal e a Ásia

Culture and Business Communication between Portugal and Asia

2.  Nível do Curso

Curso Breve Creditado (nível de especialização)

3.  Unidade Orgânica

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas

4.  Coordenador do Curso (cf. Artigo 125.º do RAUM)

Bruna Patrícia Cardoso Peixoto| Professora Auxiliar com Exclusividade| Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas

5.  Equipa docente do Curso

Pedro Filipe de Azevedo Oliveira Marques Vieira | Leitor Convidado | Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas | Leitor Convidado a 35%

6.  Área científica do Curso

Estudos Culturais

7.  Número de créditos ECTS necessário à obtenção do Diploma

10 ECTS

8.  Designação do Diploma conferido pelo Curso

Diploma de Aprofundamento em Cultura e Comunicação Empresarial entre Portugal e a Ásia

9.  Duração do Curso

12 semanas

10.  Língua de trabalho

Português e/ou Inglês

11.  Número de vagas proposto

25

12.  Horário de funcionamento (cf. artigo 132.º do RAUM)

Diurno

13.  Modalidade de funcionamento (cf. artigo 132.º do RAUM)

b-learning

14.  Organização do Curso

Unidades Curriculares

15.  Concentração no tempo (cf. artigo 132.º do RAUM)

Regime intensivo

 

III – Estrutura e funcionamento do Curso

 

16. Para Cursos presenciais

Módulos / Unidades Curriculares (1) Docente(s) Área científica (sigla)

Duração

(2)

ECTS

(3)

Horas de trabalho Obs.
Total (3) Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
                             
                             
                             
                             
Total                        


(1) Cursos com menos de 10 ECTS são organizados em módulos; Cursos com 10 a 13,5 ECTS podem ser organizados em módulos ou em duas UC;

(2) N.º de semanas / N.º de meses / Trimestre;

(3) Aplica-se a regra geral de n.º de créditos por UC.

 

17. Para Cursos em e-learning

Módulos / Unidades Curriculares (1) Docente(s) Área científica (sigla)

Duração

(2)

ECTS

(3)

Horas de trabalho Formação do docente para e-learning (8)

Total

(3)

Síncrono

(4)

Autónomo

(5)

Assíncrono

(6)

Prático

(7)

Outro
                       
                       
                       
                       
Total                  


(1) Cursos com menos de 10 ECTS são organizados em módulos; Cursos com 10 a 13,5 ECTS podem ser organizados em módulos ou em duas UC;

(2) Nº de semanas / N.º de meses / Trimestre; (3) Aplica-se a regra geral de n.º de créditos por UC.

(4) Tipo Chat; (5) Tipo estudo, realização de tarefas; (6) Tipo Fórum; (7) Tipo recolha de dados, estágio

(8) Colocar Sim, se o docente já tiver formação, ou Não, se o docente não tiver formação (o que implicará que o docente deverá fazer essa formação).

 

18. Para Cursos em b-learning

A) Estrutura geral

Módulos / Unidades Curriculares (1) Docente Área científica (sigla)

Duração

(2)

ECTS

(3)

Horas de trabalho Formação do docente para e-learning (4)
Total (3) Presencial e-learning
Cultura e Comunicação empresarial entre Portugal e a Ásia Pedro Filipe de Azevedo Oliveira Marques Vieira EC 6 semanas 5 140 20 40 Sim
Estágio Pedro Filipe de Azevedo Oliveira Marques Vieira EC

6

semanas

5 140 24 15 Sim
                 
                 
Total            


(1) Cursos com menos de 10 ECTS são organizados em módulos; Cursos com 10 a 13,5 ECTS podem ser organizados em módulos ou em duas UC;

(2) N.º de semanas / N.º de meses / Trimestre;

(3) Aplica-se a regra geral de n.º de créditos por UC;

(4) Colocar Sim, se o docente já tiver formação, ou Não, se o docente não tiver formação (o que implicará que o docente deverá fazer essa formação).

 

B) Caraterísticas e regime de funcionamento dos módulos ou das UC

Módulos / Unidades Curriculares (1)

Total de Horas de trabalho

(1)

Componente presencial Componente em e-learning Obs.
Horas de trabalho (1) Horas de trabalho (1)
T TP PL TC S E OT Outra

Síncrono

(2)

Autónomo

(3)

Assíncrono

(4)

Prático

(5)

Outro
Cultura e Comunicação Empresarial entre Portugal e a Ásia 140   20             16 40 24 40    
Estágio 140           24     15 81   20    
                               


(1) – Conforme Estrutura Geral; (2) Tipo Chat; (3) Tipo estudo, realização de tarefas; (4) Tipo Fórum; (5) Tipo recolha de dados, estágio

19. Locais de Estágio ou de períodos de Formação Prática (caso se aplique)

Os estudantes podem estagiar em empresas relacionadas com os mercados asiáticos em que já trabalhem ou com empresas com disponibilidade manifesta para receber os estudantes deste curso, entre outras, a saber:

Market Access

Myx Global

Lybra

AMOB S.A.

S.Roque- Máquinas e Tecnologias Laser

 

IV - ANEXOS

4.1 - Ficha do Curso ou Fichas de UC

Designação do Curso ou da Unidade Curricular (UC)

Cultura e Comunicação Empresarial entre Portugal e a Ásia

Docente responsável e horas (presenciais ou síncronas) que leciona:

Pedro Filipe de Azevedo Oliveira Marques Vieira, 20h TP; 16h Síncronas

Objetivo(s) / finalidade(s) do Curso ou da UC

O principal objetivo desta UC é dotar os estudantes de mecanismos comunicacionais e críticos para fazer face ao impacto das diferenças culturais no processo de comunicação em contexto empresarial.

Resultados de aprendizagem (a alcançar pelos estudantes através do Curso ou da UC)

  • Ajuizar criticamente as diferenças culturais no uso da linguagem em contexto empresarial;
  • Identificar diferenças ao nível das dimensões de cultura nas sociedades em estudo;
  • Demonstrar que, mesmo com uma aparente convergência de gostos e atitudes, as diferenças culturais têm um impacto significativo nos negócios internacionais;
  • Identificar a forma como a cultura de um país influencia, ou não, a cultura das organizações e a sua competitividade internacional;
  • Relacionar as diferenças culturais com a prática de gestão de empresas e organizações (da estrutura e estratégia à ética e responsabilidade social);
  • Ser mais eficaz nos processos de comunicação num contexto empresarial e organizacional nas culturas em estudo.

Conteúdos programáticos

  • Níveis de cultura: dos comportamentos aos princípios básicos;
  • Barreiras à comunicação em contexto intercultural;
  • Interação entre a cultura nacional e a cultura empresarial ou organizacional;
  • Gestão das diferenças culturais;
  • O gestor internacional e a equipa multicultural;
  • Dimensões de cultura e mapas culturais com foco em empresas e organizações;
  • Inteligência cultural;
  • Experiência de empresas portuguesas no mercado asiático e de empresas asiáticas em Portugal.
Metodologias de ensino e aprendizagem

A UC é ministrada em regime de Seminário em b-learning, através das plataformas Blackboard e Colibri Zoom, com tópicos discutidos de acordo com os conteúdos programáticos. Os alunos são primeiramente expostos às teorias e conceitos, sendo posteriormente motivados a debater os temas e a produzir trabalhos concretos sobre as temáticas apresentadas. As aulas são organizadas como segue: 20h dedicadas a aulas presenciais para exposição de conteúdo basilar, desenvolvimento de estudos de caso e apresentação e discussão de trabalhos de grupo; as restantes 40h têm lugar online, sendo dedicadas a exposição, realização e discussão de trabalhos práticos dedicados às temáticas abordadas.

Metodologias de avaliação das aprendizagens

Os alunos serão avaliados através do sistema de avaliação contínua (presencial e à distância), como segue:

  • Trabalho individual: 35%-45%
  • Trabalho em grupo: 45%-55%
  • Participação nas aulas: 15%-25%

Bibliografia principal

Ang, S., & Van Dyne, L. (2015). Handbook of cultural intelligence: Theory, measurement, and applications. Routledge.

Jandt, Fred E. (2020). An Introduction to Intercultural Communication: Identities in a Global Community – 10th edition, Sage Publications.

LAM, S. (2013). A herança de Confúcio: Dez ensaios sobre a China. Edições Humus.

Meyer, E. (2014). The Culture Map: Breaking Through the Invisible Boundaries of Global Business, PublicAffairs.

Minkov, M. (2018). A revision of Hofstede's model of national culture: Old evidence and new data from 56 countries. Cross Cultural & Strategic Management.

Owen, J. (2016). Global Teams – How the best teams achieve high performance, FT Publishing.

Rego, A., Pina, M., Cunha, J. F., Gomes, R. C., Cunha, C. C. C., & Marques, C. A. (2018). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. 3ª. Edição. Lisboa: Edições Sílabo.

 

4.1 - Ficha do Curso ou Fichas de UC

Designação do Curso ou da Unidade Curricular (UC)

Estágio

Docente responsável e horas (presenciais ou síncronas) que leciona:

Pedro Filipe de Azevedo Oliveira Marques Vieira, 15h Síncronas

Objetivo(s) / finalidade(s) do Curso ou da UC

O principal objetivo desta UC é a aplicação das aprendizagens adquiridas ao longo da UC teórico-prática deste Curso em contexto profissional.

Resultados de aprendizagem (a alcançar pelos estudantes através do Curso ou da UC)

  • Aplicar criticamente conhecimento adquirido na parte teórico-prática do Curso ao contexto profissional em que realiza o estágio;
  • Definir metodologia de trabalho no âmbito do estágio;
  • Dominar metodologias no sentido da pesquisa na área da comunicação empresarial;
  • Dominar técnicas ao nível de redação e apresentação de portfólios às empresas;
  • Redigir um relatório de estágio com clareza, rigor científico e juízo crítico;
  • Demonstrar competências comunicacionais para expor de modo eficaz e fundamentado o trabalho desenvolvido em estágio.

 Conteúdos programáticos

  • Realização de estágio;
  • Análise de contextos e práticas profissionais adaptadas ao estágio;
  • Estratégias, métodos e técnicas de investigação na área do estágio;
  • Sistematização de dados tendo em vista a elaboração de um relatório final;
  • Elaboração de uma apresentação dos dados obtidos em estágio;
  • Apresentação dos dados obtidos em estágio.

Metodologias de ensino e aprendizagem

A UC consiste na realização de estágio, o qual pode decorrer numa das seguintes formas:

  • estágio numa empresa onde já estejam contratados, perante projeto desenhado para o efeito;
  • estágio proposto por uma das empresas protocoladas com o Curso;
  • desenvolvimento de projeto proposto por uma das empresas com protocolo com o Curso ou pelo docente da cadeira.

O estágio será realizado em regime b-learning, com horas de contacto síncronas e assíncronas tanto com as empresas como com o docente da UC, em regime tutorial, para acompanhamento da preparação do relatório e apresentação final dos resultados obtidos durante o estágio.

Metodologias de avaliação das aprendizagens

Os alunos serão avaliados através do feedback das empresas (50%) e apresentação do trabalho aí desenvolvido ao docente (50%) ou, no caso de não haver estágio em empresas, através da apresentação ao docente do projeto desenvolvido (100%).

Bibliografia principal

Ang, S., & Van Dyne, L. (2015). Handbook of cultural intelligence: Theory, measurement, and applications. Routledge.

Jandt, Fred E. (2020). An Introduction to Intercultural Communication: Identities in a Global Community – 10th edition, Sage Publications.

Meyer, E. (2014). The Culture Map: Breaking Through the Invisible Boundaries of Global Business, PublicAffairs.

Yin, R. K. (2009). Case Study Research: Design and Methods. (L. Bickman & D. J. Rog, Eds.)Essential guide to qualitative methods in organizational research (Vol. 5). Sage Publications.

Sweitzer, H. F., & King, M. A. (2013). The successful internship. Cengage Learning.

 

4.2 - Ficha(s) Curricular(es) do(s) Docente(s)

Ficha Curricular de Docente

Dados Pessoais

Nome Pedro Filipe de Azevedo Oliveira Marques Vieira
Instituição de ensino superior Universidade do Minho
Unidade orgânica Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
Categoria Leitor convidado
Grau académico mais elevado MBA
Área científica deste grau académico Gestão e Marketing
Ano em que foi obtido este grau académico 2005
Instituição que conferiu este grau académico Universidade do Minho
Regime de tempo na UMinho 35%

 

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação
2019

Doutoramento em

curso

Comunicação Empresarial ICS - UMinho

Parte letiva

concluída

2005 MBA Gestão e Marketing Porto Business School - Universidade do Porto  
1997 Pós-Graduação Estudos Europeus Faculdade de Direito – Universidade de Coimbra  

 

Experiência profissional relevante para o Curso (3 referências; últimos 5 anos)
Direção da Pós-graduação em International Business e do Programa ExportAdvance na Porto Business School (Escola de negócios da Universidade do Porto)
Codiretor do Programa Avançado em Internacionalização (PAINT) da UMinhoExec (Escola de negócios da Universidade do Minho)
Coordenador de vários estudos de mercado (em particular nos mercados da China e do Japão), de organizações empresariais portuguesas.
Experiência de investigação relevante para o Curso (3 projetos/artigos; últimos 5 anos)
Vieira, Pedro A., Sousa, Helena & Balonas, Sara (2016) 'Comunicação estratégica em contexto intercultural: desafios da utilização de um estudo de caso' in Z. Pinto-Coelho, N. Zagalo, T. Ruão (orgs.), Comunicação, Culturas e Estratégias, Braga, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, pp. 34-57, ISBN: 978-989-8600-49-3 (e-book).
Vieira, Pedro A. & Sousa, Helena (2015) 'A importância do contexto cultural para a comunicação empresarial: um breve enquadramento', RUA-L, Revista da Universidade de Aveiro, nº4 (II Série): 17-28.
Vieira, Pedro A. & Silva, José Bento (2013), "Negócios Internacionais – O Caso da China", in Sul Lam, "Herança de Confúcio: Dez Ensaios sobre a China", Humus, Famalicão.

 

Módulos / Unidade(s) Curricular(es)

Módulos / Unidade(s) Curricular(es) Horas de contacto a lecionar
Componente presencial Componente em e-learning
Cultura e Comunicação empresarial entre Portugal e a Ásia 14 16
Estágio 0 15
     
     

 

Ficha Curricular de Docente

Dados Pessoais

Nome Bruna Patrícia Cardoso Peixoto
Instituição de ensino superior Universidade do Minho
Unidade orgânica Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
Categoria Professora Auxiliar
Grau académico mais elevado Doutoramento
Área científica deste grau académico Ciências da Linguagem (Linguística Aplicada do Chinês)
Ano em que foi obtido este grau académico 2018
Instituição que conferiu este grau académico Universidade do Minho
Regime de tempo na UMinho Exclusividade

 

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação
2018 Doutora Ciências da Linguagem (Linguística Aplicada -Chinês) Universidade do Minho Muito Bom
2013 Mestre Estudos Interculturais Português/Chinês Universidade do Minho 18
2006 Licenciatura Línguas Estrangeiras Aplicadas Universidade do Minho 14

 

Experiência profissional relevante para o Curso (3 referências; últimos 5 anos)
Diretora de Curso de Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial, ELACH, UMinho.
Membro do Conselho do Departamento de Estudos Asiático, ELACH, UMinho.
Membro do Conselho de Curso da Licenciatura em Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses, representante do Departamento específico na área da Língua Chinesa, ELACH, UMinho.
Experiência de investigação relevante para o Curso (3 projetos/artigos; últimos 5 anos)
Peixoto, B. (s.i.). Inteligências Múltiplas e Ensino de Chinês Língua Estrangeira: Novas Metodologias. V.N. Famalicão: Edições Húmus (CEHUM - Poliedro). (In press)
Lam, S., Peixoto, B., Martins, J. (Coeditora Convidada) (2020). Diacrítica nº34, nº 3 - Estudos Luso-Asiáticos. http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/13
Gonçalves, M. & Peixoto, B. (2021). A Imagem Estereotipada dos Chineses em Crónicas Portuguesas. In Diacrítica, Vol. 35, nº1. CEHUM, Braga. [https://doi.org/10.21814/diacritica.547]

 

Módulos / Unidade(s) Curricular(es)

Módulos / Unidade(s) Curricular(es) Horas de contacto a lecionar
Componente presencial Componente em e-learning
     
     
     
   
 

 

4.3 - Deliberações dos órgãos da(s) UO (ex.: Conselho de Departamento, Conselho Científico, Conselho Pedagógico) com competência legal e estatutária para propor o Curso

4.4 - Protocolos (se aplicável)