Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês

O público-alvo são portugueses licenciados em Estudos Chineses/Asiáticos, portadores de um certificado oficial de chinês HSK IV,  e estudantes chineses licenciados em Estudos Portugueses, com um nível de português B2. 


Os objetivos focam-se na preparação para o mercado de trabalho que tenha relações/interesses com as áreas e culturas chinesas/portuguesas. 

Pretende-se equipar o mestrando com competência linguística, capacidade comunicacional e sensibilidade cultural que lhe permita o contato eficaz, direcionado para os agentes económicos e culturais daqueles mercados num estabelecer de pontes entre sociedades.

Fases de candidatura:

1.ª fase - 11 a 22 de abril de 2024 - estudantes internacionais
2.ª fase - 04 a 15 de julho de 2024 - estudantes internacionais e nacionais
3.ª fase - 03 a 06 setembro 2024 - estudantes internacionais e nacionais

Podem, excecionalmente, candidatar-se a concursos para acesso a ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre, com início no 1.º semestre do ano letivo de 2024/25, os estudantes internacionais de 1º ciclo que, encontrando-se inscritos no último ano do ciclo de estudos e em todas as UC em falta para obtenção do grau de licenciado.
 Os candidatos que forem aceites nestas condições deverão enviar o dito documento comprovativo da conclusão do 1º ciclo até ao dia 15 de julho para o Conselho Pedagógico da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, através do email pedagogico@elach.uminho.pt, sob pena de exclusão da seriação.

1ª Fase - 11 a 22 abr. 2024- estudantes internacionais (12 vagas para a Área de Especialização - Português para Falantes de Chinês)

Nacionais
Internacionais
0
​12

2ª Fase - 04 a 15 jul. 2024- estudantes internacionais e nacionais (12 vagas para a Área de Especialização Chinês para Falantes de Português) + vagas para estudantes internacionais não preenchidas na 1.ª fase na Área de Especialização - Português para Falantes de Chinês

Nacionais
Internacionais
12
​vagas para estudantes internacionais não preenchidas na 1.ª fase na Área de Especialização Português para Falantes de Chinês

3ª Fase - 03 a 06 set. 2024 - na eventualidade de vagas não preenchidas nas fases anteriores

N.B. Em qualquer dos contingentes (internacional e nacional), as vagas que eventualmente não sejam preenchidas reverterão em favor do outro contingente.

Documentos Necessários Específicos:

- Duas cartas de Recomendação;

N.B. Consultar os documentos gerais das candidaturas a mestrado aqui.

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Estudos Culturais

Contactos


    Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@elach.uminho.pt
    URL: http://www.elach.uminho.pt

Descrição


O Curso visa o aprofundamento do conhecimento e da capacidade comunicativa de um licenciado, nos aspetos linguísticos e socioculturais, focando primeiramente o desenvolvimento das línguas de trabalho pelos alunos (Português e Chinês). No que respeita à formação proporcionada no segundo ano do Curso, a mesma oferece um conjunto de UC teórico-práticas que lhes permitam a exploração das temáticas abordadas, num espírito de partilha de pontos de vista e colaboração bilingues e interculturais, porquanto se dá primazia ao trabalho de pares e grupos mistos. O curso propõe-se dotar os formandos de uma apurada sensibilidade para a gestão de situações de conflito cultural, bem como desenvolver a sua capacidade de trabalho nas áreas associadas ao domínio linguístico, seja em tradução e atividades de empreendedorismo, seja na área educativa, possibilitando um leque de oportunidades e preparação para descoberta da vocação de cada um, a fim de responder à exigência e versatilidade dos mais variados mercados de emprego.

Resultados de aprendizagem


1. Preparar os mestrandos para o exigente mercado de trabalho que, de um modo ou de outro, tenha relações ou interesses com as áreas e culturas do mesmo; 
2. Desenvolver a competência linguística, capacidade comunicativa e sensibilidade cultural dos mestrandos, que lhes permitam o contacto eficaz, direcionado para os agentes económicos, culturais, educativos, ou outros, de ambos os mercados, num estabelecer de pontes entre as duas sociedades; 
3. Fornecer aos mestrandos uma série de ferramentas, conhecimentos e sensibilidades no sentido de os enriquecer com uma adequada capacidade comunicativa contextualizada e uma especialização linguística em conformidade com as situações comunicativas que se prevê venham a surgir ao longo de uma vida profissional continuada, mas sobretudo a indispensável sensibilidade cultural para o contacto com estas sociedades e mercados; 
4. Compreensão e ação ao nível da formação de Chinês a falantes de português e de Português a chineses; 
5. Execução de tarefas ao nível da tradução do Chinês para Português e do Português para Chinês, a um primeiro nível de textos técnicos e comerciais, e, porventura, a um nível futuramente mais aprofundado de texto literário; 
6. Envolvimento em situações de intercâmbio empresarial em contexto intercultural, com o que tal significa ao nível da compreensão das sensibilidades comportamentais históricas e idiossincráticas das duas culturas em presença.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º Ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


Este ciclo de estudos procura formar mestres com um perfil orientado para o exigente mercado de trabalho que tenha de algum modo relações ou interesses com as suas áreas e culturas, nomeadamente nas áreas da tradução, da formação e da comunicação empresarial. Os mestres deste curso têm, assim, saída profissional no âmbito geral da interculturalidade, mais concretamente como:
- tradutores de Chinês/Português, Português/Chinês;
- intérpretes de Chinês/Português, Português/Chinês;
- professores/instrutores/formadores de Língua chinesa a estrangeiros;
- professores/instrutores/formadores de Língua portuguesa a alunos chineses;
- colaboradores em empresas nacionais, internacionais e multinacionais na área de negócios;
- consultores de serviços culturais, empresariais e turísticos;
- funcionários em embaixadas e consulados chineses e de países de língua portuguesa na China;
- agentes de comunicação social;
- etc.

Acesso


24

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais. 

Pré-requisitos formais


Alunos chineses candidatos à Área de Especialização em Português para Falantes de Chinês – Nível de Língua Portuguesa B2 ou equivalente;
Alunos portugueses candidatos à Área de Especialização em Chinês para Falantes de Português – Nível de Língua Chinesa HSK IV. 

Pré-requisitos recomendados


Na vertente de estudos chineses: Os alunos deverão ser detentores do exame oficial de chinês HSK IV. 

Na vertente de estudos portugueses: Os alunos deverão ser detentores do exame de proficiência de português B2.

 

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.elach.uminho.pt/pt/estudar/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.elach.uminho.pt/pt/estudar/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
07-02-2022
Número de Registo:
R/A-Ef 2518/2011/AL01
Data de Registo:
29-05-2022
Validade:
30-07-2027