Mestrado de Grau Duplo, coordenado pela Universidade do Minho e pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt / Main
Este curso constitui uma oferta única no Espaço Europeu de Ensino Superior: uma formação pós-graduada bilingue na área de Estudos Luso-Alemães. O Curso de Mestrado de dois anos, com a atribuição de grau duplo, em parceria entre a Universidade do Minho (UMinho) e a Goethe-Universität de Frankfurt / Main (UFrankfurt) destina-se a candidatos graduados não só de Portugal e da Alemanha, Áustria e Suíça mas também oriundos de outros países europeus e não-europeus, nomeadamente do Brasil e dos PALOP, que, no âmbito de programas comunitários de desenvolvimento do intercâmbio dentro da União Europeia e com outros espaços geográficos, estejam interessados em obter uma sólida formação no domínio das relações luso-alemãs.
No contexto político, económico e cultural atual, este curso responde à necessidade de formar profissionais de elevada competência bilingue e intercultural, especializados nas áreas de Linguística Contrastiva e de Ciências da Literatura e Cultura Comparadas e, por conseguinte, capazes de agir entre o mundo lusófono e os países de língua alemã.
Os alunos que cumpram o programa na totalidade de 120 ECTS obterão o título de Grau Duplo com certificado único, assinado por ambas as instituições parceiras.
Para os alunos da UMinho, o curso prevê a atribuição de bolsas de estudo no âmbito do programa de mobilidade Erasmus +. A candidatura à bolsa de estudo é feita no momento da inscrição no curso.
Fases de candidatura:
1.ª fase - 23 de maio a 02 de jun. de 2025 - estudantes internacionais e nacionais
2.ª fase - 04 a 15 de julho de 2025 - estudantes internacionais e nacionais
3.ª fase - 03 a 08 de setembro de 2025 - estudantes internacionais e nacionais
1.ª Fase
Nacionais
|
Internacionais
|
10
|
5
|
2.ª Fase - Estudantes nacionais e internacionais: vagas não preenchidas na 1.ª fase
3.ª Fase - Estudantes nacionais e internacionais: vagas não preenchidas na 2.ª fase
N.B. Em qualquer dos contingentes (internacional e nacional), as vagas que eventualmente não sejam preenchidas reverterão em favor do outro contingente.