Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

  MESTRADO EM FILOSOFIA POLÍTICA


O  Mestrado em Filosofia Política destina-se não apenas aos licenciados em  Filosofia, mas também a todos aqueles que completaram licenciaturas noutras áreas, quer sejam estudantes a tempo inteiro ou acumulem com uma atividade  profissional, e tenham especial interesse pelo estudo crítico e aprofundado das Ideias Políticas.

O  curso engloba a análise dos temas mais relevantes da  história do pensamento político moderno, assim como a  exploração cuidada das principais problemáticas da reflexão atual. Estas  últimas são organizadas em três núcleos fundamentais: as teorias da justiça  (igualdade de oportunidades, distribuição da riqueza, combate à pobreza, democracia de proprietários, rendimento básico, etc.);  as teorias do reconhecimento (multiculturalismo, feminismo, identidades coletivas, etc.); e as teorias da democracia (representação, participação,  deliberação, entre outros aspetos).

Este Mestrado tem uma vertente internacional, uma vez que p​arte do corpo docente provém de outras universidades, em particular de Espanha, da Europa e da América do Norte.
​O curso tem também uma dimensão mais global, beneficiando das redes de investigação e dos eventos internacionais promovidos pelo Centro de Ética, Política e Sociedade da Universidade do Minho.​

Fases de candidatura: A divulgar brevemente para o ano letivo 2023/2024

2022/2023

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Filosofia

Contactos


    Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@elach.uminho.pt
    URL: http://www.elach.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Filosofia Política é um curso de pós-graduação, com a duração de dois anos, que permite a aquisição de sólidos conhecimentos nas áreas da teoria política e da história do pensamento político moderno e contemporâneo, assim como a eficaz familiarização com a metodologia de investigação apropriada para a disciplina.
O Mestrado em Filosofia Política poderá também vir a revelar-se adequado para quem deseje prosseguir mais tarde estudos de formação avançada ao nível de doutoramento.
O Mestrado em Filosofia Política tem um corpo docente composto por especialistas de firmado reconhecimento no sistema universitário nacional e uma forte internacionalização, beneficiando de protocolos de intercâmbio de docentes e discentes com centros universitários em Espanha (Santiago de Compostela, Madrid, Barcelona) e noutros países europeus.
No primeiro ano, os estudantes têm de concluir unidades curriculares de teoria política e de história do pensamento político e obter competências práticas em metodologia do trabalho científico.
No final desse ano deverão elaborar, por escrito, uma proposta de projeto de pesquisa com vista à preparação da dissertação final de mestrado.
A progressão para o segundo ano do curso está condicionada a um satisfatório desempenho no primeiro.
No segundo ano, os estudantes devem redigir uma dissertação (com não mais de 20.000 palavras), sob a supervisão de um orientador, que, depois de defendida publicamente com sucesso, conferirá o grau de mestre em filosofia.

Resultados de aprendizagem


Os diplomados do curso de Mestrado em Filosofia Política devem ter alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. demonstraram possuir formação, conhecimentos e competências de investigação significativamente mais aprofundados e extensos que os adquiridos ao nível do 1º ciclo;
2. foram capazes de empregar conceitos, teorias e abordagens analíticas relevantes no domínio da filosofia política para formularem argumentos que sustentem posições próprias sobre questões que se discutem do seu âmbito;
3. adquiriram a capacidade de se envolverem de forma crítica com a literatura histórica e contemporânea relevante da filosofia política;
4. adquiriram a capacidade de comparar e integrar diferentes perspetivas sobre problemas fundamentais da filosofia política;
5. adquiriram competências comunicacionais para exporem de modo eficaz, oralmente e por escrito, conceitos, teorias e argumentos da filosofia política;
6. demonstraram possuir a capacidade para realizar trabalho de investigação independente e autónomo no domínio da filosofia política;
7. foram capazes de produzir uma dissertação escrita sobre um assunto de filosofia política de acordo com as convenções metodológicas de investigação científica académica;
8. adquiriram formação, conhecimentos e competências de investigação que lhes permitem prosseguir estudos adicionais ao nível de doutoramento em Filosofia. 

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de 3º ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


O trabalho de pós-graduação em filosofia política permite não só preparar os estudantes para uma carreira de investigação no domínio da teoria e da história do pensamento político, como também para poderem vir a integrar-se em organismos governamentais e não-governamentais de âmbito nacional e internacional, serviços diplomáticos e instituições e organizações do setor privado.

Acesso


15

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Podem ingressar os portadores de uma licenciatura em Filosofia ou em áreas afins (Ciência Política, Relações Internacionais, Sociologia, Direito, Economia, etc.).

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Mestrado.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Mestrado.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Ética e Política F 10
S1 Temas de História da Filosofia Política F 10
S1 Teorias da Justiça F 10
S2 Seminário de investigação em Filosofia Politica F 10
S2 Teorias da Democracia F 10
S2 Teorias do Reconhecimento F 10
Ano 2 60
A Dissertação F 60

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
06-06-2022
Número de Registo:
R/A-Cr 11/2013/AL02
Data de Registo:
23-06-2022
Validade:
30-07-2028