O Mestrado em Filosofia Política destina-se não apenas aos licenciados em Filosofia, mas também a todos aqueles que completaram licenciaturas noutras áreas, quer sejam estudantes a tempo inteiro ou acumulem com uma atividade profissional, e tenham especial interesse pelo estudo crítico e aprofundado das Ideias Políticas.
O curso engloba a análise dos temas mais relevantes da história do pensamento político moderno, assim como a exploração cuidada das principais problemáticas da reflexão atual. Estas últimas são organizadas em três núcleos fundamentais: as teorias da justiça (igualdade de oportunidades, distribuição da riqueza, combate à pobreza, democracia de proprietários, rendimento básico, etc.); as teorias do reconhecimento (multiculturalismo, feminismo, identidades coletivas, etc.); e as teorias da democracia (representação, participação, deliberação, entre outros aspetos).
Este Mestrado tem uma vertente internacional, uma vez que parte do corpo docente provém de outras universidades, em particular de Espanha, da Europa e da América do Norte.
O curso tem também uma dimensão mais global, beneficiando das redes de investigação e dos eventos internacionais promovidos pelo
Centro de Ética, Política e Sociedade da Universidade do Minho.
Fases de candidatura:
1.ª fase – 11 a 21 abril 2025 - estudantes internacionais e nacionais
2.ª fase – 04 a 15 julho 2025 - estudantes internacionais e nacionais
3.ª fase – 03 a 08 setembro 2025 - estudantes internacionais e nacionais
1ª Fase
Nacionais
|
Internacionais
|
8
|
7
|
2.ª Fase - Estudantes nacionais e internacionais: vagas não preenchidas na 1.ª fase
3.ª Fase - Estudantes nacionais e internacionais: vagas não preenchidas na 2.ª fase
N.B. Em qualquer dos contingentes (internacional e nacional), as vagas que eventualmente não sejam preenchidas reverterão em favor do outro contingente.