Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

  MESTRADO EUROPEU EM LEXICOGRAFIA

EU.png
EU.png


O Mestrado Europeu em Lexicografia (EMLex) é um Mestrado Conjunto Erasmus Mundus (EMJM), internacionalmente reconhecido, concebido e ministrado conjuntamente no período de 2024/2025 a 2028/2029 por um Consórcio composto por oito Instituições de Ensino Superior (IES):

    • Universidade de Santiago de Compostela - universidade coordenadora (Espanha);
    • Universidade do Minho (Portugal);
    • Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg (Alemanha);
    • Universidade de Lorraine (Nancy, França); 
    • Ilia State University (Geórgia);
    • Universidade Károli Gáspár da Igreja Reformada (Budapeste, Hungria);
    • Universidade Roma Tre (Itália);
    • Universidade de Hildesheim (Alemanha).

O Mestrado é apoiado por oito instituições parceiras associadas e por muitos académicos de todo o mundo:  Universidade Stellenbosch; Instituto Leibniz para a Língua Alemã; Universidade de Surrey; Academia de Ciências de Göttingen; Universidade Felix-Houphouet Boigny; Universidade de Innsbruck; Pontificia Universidad Católica de Valparaíso; Universidade do Texas em Austin.
O EMJM-EMLex destina-se a estudantes que demonstrem um grande interesse em trabalhar com dicionários e recursos lexicográficos digitais. O programa de mestrado centra-se na construção de conhecimentos especializados em Lexicografia teórica e prática, Humanidades Digitais, Tecnologias da Linguagem, Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial direcionados para as necessidades de uma sociedade digital e global em mudança. As características distintivas do EMJM-EMLex são a sua orientação internacional, a interação entre a teoria e a prática, a promoção do multilinguismo (as línguas de ensino são o alemão e o inglês e a aquisição de outras línguas europeias), abordagens inovadoras aplicadas ao ensino e à aprendizagem, bem como um plano de mobilidade abrangente e uma estreita ligação aos sectores privado e social.

Estrutura do Curso:

    • A duração do programa é de 4 semestres (120 ECTS).
    • O 1.º semestre centra-se nos fundamentos da Lexicografia, línguas e competências transversais.
      A unidade curricular (UC) Bases Teóricas e Metodológicas da Lexicografia (10 ECTS) funciona em regime e-learning, concebida em formato bilingue (Inglês e Alemão), composta por vários módulos de aprendizagem, cada um lecionado por um docente das universidades parceira, e no âmbito dos quais são transmitidos conhecimentos básicos de Lexicografia, Linguística e Humanidades Digitais. Esta unidade tem como objetivo dotar os alunos dos mesmos conhecimentos exigidos para a frequência das unidades avançadas do 2.º semestre.
      As quatro unidades curriculares optativas (5 ECTS cada) oferecem uma vasta gama de cursos das áreas de Linguística, Tradução, Terminologia, Aquisição de Línguas Estrangeiras, Informática e das Humanidades Digitais. Também é possível o aprofundamento dos conhecimentos de inglês e/ou alemão.
    • O 2.º semestre é um semestre obrigatório de mobilidade numa das IES.
      Das 10 unidades curriculares* oferecidas ao longo do semestre, os estudantes deverão frequentar para efeitos de avaliação o mínimo de 6 unidades (30 ECTS).
      *Metalexicografia; História da Lexicografia; Lexicografia Digital: Modelagem e Representação de Dados; O Dicionário e o seu Uso; Lexicografia Especializada e Terminologia; Lexicografia Computacional; Dicionários e Tradução; Lexicografia e Lexicologia; Planificação Lexicográfica; Dicionários e Aprendizagem.
    • O 3.º semestre é dedicado a módulos avançados e ao estágio que é realizado em estreita colaboração com instituições do sector público e privado.
    • O 4.º semestre é dedicado à tese de mestrado.
Requisitos de admissão:

    • Licenciatura em áreas de estudo como Humanidades, Tecnologias da Linguagem, Linguística Computacional.
    • Requisitos linguísticos em inglês e alemão. A prova da proficiência exigida deve ser fornecida sob a forma de certificados linguísticos:
      1. A proficiência em alemão deve ser equivalente ao nível de proficiência B1 ou B2 no Quadro Europeu Comum de Referência (QECR);
      2. As competências em inglês devem ser equivalentes ao nível B1 ou B2 do QECR.

Fases de candidatura: 

1.ª fase – 11 a 22 abr. 2024 - estudantes internacionais e nacionais

2.ª fase – 24 de maio a 03 jun. 2024 - estudantes internacionais e nacionais
3.ª fase – 04 a 15 jul. 2024 - estudantes internacionais e nacionais 

1ª Fase

Nacionais
Internacionais
5
​5

N.B. Em qualquer dos contingentes (internacional e nacional), as vagas que eventualmente não sejam preenchidas reverterão em favor do outro contingente.

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Linguística

Contactos


    Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@elach.uminho.pt
    URL: http://www.elach.uminho.pt

Descrição


O Mestrado Europeu em Lexicografia (EMLEX), a funcionar como Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD-EMLEX) desde 2015 até 2024, é organizado e gerido conjuntamente pelas seguintes IES: Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, UMinho, Univ. de Lorraine/Nancy, Univ. de Santiago de Compostela, Univ. da Silésia (Katowice), Univ. de Stellenbosch, Univ. Roma Tre e a Univ. Károli Gáspár Református Egyetem (Hungria, Budapeste).
A maioria dos docentes envolvidos na lecionação das UCs do Curso são docentes das universidades parceiras que compõem o Consórcio (Full Members - univ. acima referidas) e das univ. e instituições associadas (Associated Partners). Isto significa que não possuem ligação contratual à UMinho.
Este Curso destina-se a todos os que pretendam adquirir formação teórica e prática altamente especializada no domínio da Lexicografia e com um especial interesse por linguística, tradução, terminologia, ensino de línguas, preservação digital de património lexicográfico, criação de recursos lexicográficos impressos e em ambiente digital, processamento de linguagem natural e o desenvolvimento de soluções linguísticas no âmbito da comunicação digital.

Resultados de aprendizagem


1. Promove a formação internacional e interdisciplinar de lexicógrafos (projeto de ensino único na Europa na sua estrutura atual); 
2. Possibilitar o desenvolvimento de competências da lexicografia teórica e prática ao nível internacional; 
3. incentivar o desenvolvimento de competências nas línguas e culturas dos países das universidades do Consórcio que os acolhem; 
4. Promover o contacto com diferentes formas de investigação em contextos académicos internacionais distintos; 
5. Promover a integração dos estudantes no contexto real do trabalho.

Acesso a estudos superiores


O Mestrado Europeu em Lexicografia proporciona formação de base e capacidade técnico-científica para acesso a um curso de 3º ciclo na mesma área científica ou áreas afins.

Saídas profissionais


Os detentores do grau de Mestre em Lexicografia estarão preparados para:
(i) desempenhar funções em casas editoras ou na academia em todas as subáreas da Lexicografia, desde a conceção de dicionários impressos e/ou online à realização de tarefas lexicográficas específicas e ao desenvolvimento de aplicações e recursos lexicográficos;
(ii) trabalhar nas áreas da terminologia e/ou tradução, no setor da Tecnologia da Informação e no âmbito de projetos de Processamento de Linguagem Natural;
(iii) aplicar conceitos lexicográficos e terminológicos ao ensino de línguas.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Bolsas Erasmus Mundus (2015-2018): http://www.emlex.phil.uni-erlangen.de/erasmus-mundus-und-studienbewerbung/erasmus-mundus-stipendium.shtml

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura no Ciclo de Estudos:
1) Titulares do grau de licenciado em Ciências Humanas e Sociais e Informática ou equivalente legal;
2) Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Ciências Humanas e Sociais e Informática conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
3) Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Ciências Humanas e Sociais e Informática que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho;
4) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.elach.uminho.pt/pt/estudar/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.elach.uminho.pt/pt/estudar/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Bases Teóricas e Metodológicas da Lexicografia LG 10
S1 Opção I
Qualquer unidade curricular do 2º ciclo das áreas científicas elencadas.
5
Design de Interação TInt 5
Edição Digital e Arquivo Digital HD 5
Ferramentas e Recursos para Tradução ETra 5
Fundamentos em Processamento de Linguagem Natural PLN 5
Processamento e Representação de Informação I 5
Tecnologias Aplicadas às Línguas HD 6
Web Semântica TSI 5
S1 Opção II
Qualquer unidade curricular do 2º ciclo das áreas científicas elencadas.
5
Design de Interação TInt 5
Edição Digital e Arquivo Digital HD 5
Ferramentas e Recursos para Tradução ETra 5
Fundamentos em Processamento de Linguagem Natural PLN 5
Processamento e Representação de Informação I 5
Tecnologias Aplicadas às Línguas HD 6
Web Semântica TSI 5
S1 Opção III
Qualquer unidade curricular do 2º ciclo das áreas científicas elencadas.
5
Design de Interação TInt 5
Edição Digital e Arquivo Digital HD 5
Ferramentas e Recursos para Tradução ETra 5
Fundamentos em Processamento de Linguagem Natural PLN 5
Inglês C1.1 LPLE 5
Inglês C2.1 LPLE 5
Processamento e Representação de Informação I 5
Tecnologias Aplicadas às Línguas HD 6
Web Semântica TSI 5
S1 Opção IV
Qualquer unidade curricular do 2º ciclo das áreas científicas elencadas.
5
Alemão B1.1 LPLE 5
Alemão B2.1 LPLE 5
Design de Interação TInt 5
Edição Digital e Arquivo Digital HD 5
Ferramentas e Recursos para Tradução ETra 5
Fundamentos em Processamento de Linguagem Natural PLN 5
Processamento e Representação de Informação I 5
Tecnologias Aplicadas às Línguas HD 6
Web Semântica TSI 5
S2 Opção IX
UC realizada na universidade do Consórcio que organiza o 2º semestre.
5
Dicionários e Aprendizagem LG 5
Dicionários e Tradução LG 5
História da Lexicografia LG 5
Lexicografia Computacional LG 5
Lexicografia Digital: Modelagem e Representação de Dados LG 5
Lexicografia e Lexicologia LG 5
Lexicografia Especializada e Terminologia LG 5
Metalexicografia LG 5
O Dicionário e o seu Uso LG 5
Planificação Lexicográfica LG 5
S2 Opção V
UC realizada na universidade do Consórcio que organiza o 2º semestre.
5
Dicionários e Aprendizagem LG 5
Dicionários e Tradução LG 5
História da Lexicografia LG 5
Lexicografia Computacional LG 5
Lexicografia Digital: Modelagem e Representação de Dados LG 5
Lexicografia e Lexicologia LG 5
Lexicografia Especializada e Terminologia LG 5
Metalexicografia LG 5
O Dicionário e o seu Uso LG 5
Planificação Lexicográfica LG 5
S2 Opção VI
UC realizada na universidade do Consórcio que organiza o 2º semestre.
5
Dicionários e Aprendizagem LG 5
Dicionários e Tradução LG 5
História da Lexicografia LG 5
Lexicografia Computacional LG 5
Lexicografia Digital: Modelagem e Representação de Dados LG 5
Lexicografia e Lexicologia LG 5
Lexicografia Especializada e Terminologia LG 5
Metalexicografia LG 5
O Dicionário e o seu Uso LG 5
Planificação Lexicográfica LG 5
S2 Opção VII
UC realizada na universidade do Consórcio que organiza o 2º semestre.
5
Dicionários e Aprendizagem LG 5
Dicionários e Tradução LG 5
História da Lexicografia LG 5
Lexicografia Computacional LG 5
Lexicografia Digital: Modelagem e Representação de Dados LG 5
Lexicografia e Lexicologia LG 5
Lexicografia Especializada e Terminologia LG 5
Metalexicografia LG 5
O Dicionário e o seu Uso LG 5
Planificação Lexicográfica LG 5
S2 Opção VIII
UC realizada na universidade do Consórcio que organiza o 2º semestre.
5
Dicionários e Aprendizagem LG 5
Dicionários e Tradução LG 5
História da Lexicografia LG 5
Lexicografia Computacional LG 5
Lexicografia Digital: Modelagem e Representação de Dados LG 5
Lexicografia e Lexicologia LG 5
Lexicografia Especializada e Terminologia LG 5
Metalexicografia LG 5
O Dicionário e o seu Uso LG 5
Planificação Lexicográfica LG 5
S2 Opção X
UC realizada na universidade do Consórcio que organiza o 2º semestre.
5
Dicionários e Aprendizagem LG 5
Dicionários e Tradução LG 5
História da Lexicografia LG 5
Lexicografia Computacional LG 5
Lexicografia Digital: Modelagem e Representação de Dados LG 5
Lexicografia e Lexicologia LG 5
Lexicografia Especializada e Terminologia LG 5
Metalexicografia LG 5
O Dicionário e o seu Uso LG 5
Planificação Lexicográfica LG 5
Ano 2 60
S1 Dissertação LG; ETra 30
S1 Estágio Profissionalizante em Lexicografia LG; ETra 10
S1 Problemas de Lexicografia LG 10
S1 Opção XI 5
Design de Interação TInt 5
Edição Digital e Arquivo Digital HD 5
Ferramentas e Recursos para Tradução ETra 5
Fundamentos em Processamento de Linguagem Natural PLN 5
Processamento e Representação de Informação I 5
Tecnologias Aplicadas às Línguas HD 6
Web Semântica TSI 5
S1 Opção XII 5
Design de Interação TInt 5
Edição Digital e Arquivo Digital HD 5
Ferramentas e Recursos para Tradução ETra 5
Fundamentos em Processamento de Linguagem Natural PLN 5
Processamento e Representação de Informação I 5
Tecnologias Aplicadas às Línguas HD 6
Web Semântica TSI 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
04-11-2021
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 12/2013/AL03
Data de Registo:
18-03-2022
Validade:
30-07-2027