Este Ciclo de Estudos dá resposta à necessidade formativa dos licenciados em Línguas Aplicadas ou de outros licenciados interessados nas profissões das línguas. Todos os candidatos devem possuir comprovada competência avançada em Línguas para desenvolverem competências teóricas e técnicas em áreas específicas como a tradução, legendagem, turismo e interpretação comunitária.
Os mestrandos terão duas línguas estrangeiras de trabalho, para além do Português. As línguas de trabalho de cada aluno serão além do Português, duas entre Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês ou Russo.
Para além de um tronco comum, o curso oferece dois perfis de formação: Tradução; Turismo e Cultura.
O curso tem uma parte curricular de três semestres com seminários, aulas práticas e laboratoriais, trabalhos de projeto. O quarto semestre era dedicado ao trabalho de estágio ou tese.
Os estágios podem ser realizados em Portugal ou em organismos/ empresas internacionais com quem a UMinho tenha estabelecido protocolo.
Fases de candidatura:
1.ª fase -23 de maio a 02 de junho de 2025 - estudantes internacionais e nacionais
2.ª fase - 04 a 15 de julho de 2025 - estudantes internacionais e nacionais
3.ª fase - 03 a 08 de setembro de 2025 - estudantes internacionais e nacionais
1.ª Fase - Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue – Tradução
Nacionais
|
Internacionais
|
3
|
2
|
1.ª Fase - Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue – Turismo e Cultura
Nacionais
|
Internacionais
|
3
|
2
|
2.ª Fase - Estudantes nacionais e internacionais: serão disponibilizadas 25 vagas no total para as duas áreas de especialização, acrescido das vagas não preenchidas na 1.ª fase
3.ª Fase - Estudantes nacionais e internacionais: vagas não preenchidas na 2.ª fase
N.B. Em qualquer dos contingentes (internacional e nacional), as vagas que eventualmente não sejam preenchidas reverterão em favor do outro contingente.
Documentos Necessários Específicos:
- Carta de Recomendação - apenas estudantes estrangeiros;
- Documento comprovativo de domínio de duas outras línguas, I e II, especificando de forma clara e inequívoca os níveis obtidos (mínimo C1 e B2, respetivamente, do QECRL ou equivalente);
- Documento comprovativo de domínio do Português, demonstrando domínio independente da língua portuguesa, comprovado por meio de Diploma que o ateste (mínimo B1 do QECRL ou equivalente) - apenas estudantes estrangeiros.
N.B. Consultar os documentos gerais das candidaturas a mestrado aqui.